Metso realiza treinamento para mineradoras e pedreiras e comemora recorde de inscrições

Por Conexão Mineral 10/06/2019 - 11:21 hs
Foto: Metso
Metso realiza treinamento para mineradoras e pedreiras e comemora recorde de inscrições
Treinamento incluiu visita à fábrica da Metso

O Treinamento de Tecnologias Metso (TTM), evento focado na apresentação de tecnologias para os mercados de mineração, agregados e construção civil, teve número recorde de inscritos: 71 participantes. Eles participaram de 35 horas de atividades em Sorocaba (SP), coordenadas especialistas de diversas áreas da Metso. O curso foi dividido em duas etapas principais: de 27 a 30 de maio os participantes, divididos em duas turmas, atenderam ao treinamento em mais de 30 palestras e, no dia 31, encerraram o curso com a visita à fábrica da empresa. 

Os temas apresentados incluíram a operação de britadores, ferramentas de perfuração de solo, equipamentos vibratórios, moagem, equipamentos de processo, peças de reposição e proteção ao desgaste, transportadores de correia, automação e serviços. 

“Os palestrantes têm grande conhecimento do assunto e houve a apresentação de vários estudos de caso reais, inclusive de empresas que participaram do treinamento”, explicou Tasso Machado Mendes Souza, engenheiro da Mineração Taboca . Segundo ele, o TTM atendeu às expectativas da mineradora. 

“Ter o contato maior com o pessoal que trabalha no dia a dia na mineração é outro ponto positivo”, afirma Jaime Barbosa da Costa, coordenador do curso Técnico em Mineração do Instituto Federal do Pará. Para Costa, o TTM agrega muito conhecimento prático, fundamental para quem como ele está ligado a uma instituição de ensino. O objetivo do especialista era ampliar o conhecimento prático na parte operacional e de manutenção em plantas de mineração. Ele destacou ainda a ênfase na apresentação de situações reais.

 “Passei a entender as atividades que aplicamos diariamente em campo na área de manutenção. Agora entendo o porquê de fazer, como e quando”, ressalta Sebastião Alfenas do Patrocínio, soldador do Grupo Quaglio. Patrocínio participou do TTM com a missão de entender a base técnica do seu trabalho na empresa, que atua no mercado de agregados, inclusive com pedreiras e plantas de produção de concreto.